Indicadores sobre medicina nuclear Você Deve Saber

O aspecto tomográfico do colangiocarcinoma varia do entendimento usando sua localização anatômica em relação à árvore biliar e o uso do meio de contraste intravenoso é imprescindível para a avaliação.

Optou-se pela realização de drenagem transparietal, utilizando sucesso. Uma USG endoscópica foi solicitada para a confirmaçãeste diagnóstica por punção ecoguiada. Ao exame de ecoendoscopia​ identificou-se o hepatocolfoidoco médio usando acentuado espessamento da parede, levando à estenose (Figura 5A). A punçãeste ecoguiada foi realizada desprovido intercorrências (Figura 5B) e as amostras foram encaminhadas para a citologia.

Figura 5 - A) Ecoendoscopia mostrando espessamento da parede do colé especialmentedoco;

A paciente do caso apresentado foi submetida à USG e TC do abdome, que demonstraram dilataçãeste da via biliar intra-hepática, desprovido alteraçãeste da vesícula biliar (Figura 3). Em seguida, foi realizada uma colangiopancreatografia endoscópica, sendo visualizada uma estenose do hepatocolé especialmentedoco proximal, porém com progressãeste por fio guia (Figura 4).

A identificação desse tumor é um Bastante desafio devido ao caráter paucicelular da neoplasia e exige abordagem multidisciplinar que inclui a análise clínica, laboratorial e endoscópica, para além do estudos radiológicos. Nesse sentido, os mé especialmentetodos do imagem têm destaque na investigação do colangiocarcinoma, pois possibilitam confirmação diagnóstica de maneira não invasiva, estadiamento pré-terapêutico, análise da ressecabilidade da lesão e avaliaçãeste por pacientes do Inconveniente risco.

Na histopatologia, a apresentação macroscópica pode ser de 3 ESTILOS – ESTILOção do massa, infiltrativo periductal e padrãeste por crescimento intraductal.

A ultrassonografia (USG) transabdominal, realizada tais como estudo inicial, Pode vir a evidenciar a dilataçãeste das vias biliares, considerada o sinal indireto Ainda mais comum dessa neoplasia, com uma mudança abrupta do calibre ductal indicando o local do tumor. Quando a causa da obstrução biliar não é natural definida pela USG, ou no caso do lesões nodulares perifé especialmentericas indeterminadas, é necessário este prosseguimento da investigação propedêutica, utilizando tomografia (TC) ou ressonância magné especialmentetica (RM)​, que sãeste ESTES mfoitodos por escolha de modo a o estadiamento e planejamento terapêutico do colangiocarcinoma.

A embolização do ramo portal do lobo hepático, onde se localiza o tumor, É possibilitado a induzir hipertrofia do lobo contralateral sendo, eventualmente, utilizada de modo a este preparo cirúrgico. Diante dessa situação, a volumetria hepática para planejamento Check This Out terapêutico pode ser obtida por meio do estudo tomográfico.

Tais procedimentos também têm papel fundamental na programação da cirurgia, visto qual a ressecçãeste cirúrgica é a única opçãeste de cura qual leva ao aumento da sobrevida nesses pacientes. Após a exclusão de critfoirios por irressecabilidade, este próximo passo é este planejamento terapêutico.

Em geral, tal procedimento é Correto saiba como medida paliativa em quadros do irressecabilidade, porfoim, a indicaçãeste pode ser também recomendada saiba como pré-operatório em pacientes com colangite ou sem condiçãeste cirúrgica imediata. A avaliação radiológica da extensão tumoral previamente da CPRE, principalmente usando a utilização da colangiopancreatografia por ressonância magnética (CPRM), é fundamental de modo a traçar a estraté especialmentegia de drenagem da via biliar, devendo-se sempre drenar ESTES segmentos Ainda mais dilatados.

A mais concorrida carreira da área por Biológicas, a Medicina é a mais nobre DE profissões: a Feição por prevenir e curar doenças.

O diagnóstico utilizando material obtido por escovas citológicas ou por biópsia da lesãeste utilizando pinça tem baixa sensibilidade (18-60%), contudo esse índice Têm a possibilidade de ser melhorado utilizando amostras obtidas por CPRE, por meio da coledocoscopia. Contudo, esse método tem custo elevado e nãeste está disponível na maioria Destes serviços. A drenagem endoscópica Pode vir a ser realizada por meio da colocaçãeste de endopróteses plásticas (Figura 2) ou metálicas autoexpansíveis (PMAE).

Nesta oportunidade apresentamos certos testes introduzidos no portfólio de exames do Fleury, relacionados justamente à pesquisa do mutações somáticas em neoplasias, e de que objetivam prestar auxílio à decisão terapêutica e aumentar a qualidade o prognóstico do paciente.

Uma publicação especialmente feita de modo a você! A Revista Inovar Saúdo traz novidades e informações A cerca de a medicina diagnóstica no país.

B) Drenagem biliar com prótese plástica. Colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) e prótese transtumoral por via endoscópica

Figura 3 - TC mostrando dilatação do vias biliares intra-hepáticas (setas). Figura 4 - Colangiografia percutânea mostrando estenose no colédoco proximal Passo a passo na investigação 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *